Processo de Atualização Solus
Descrição do processo de atualização do sistema SOLUS
- Preparação - Abertura de chamado para Redix, Solus e T.I. Infra
- Homologação
- Comunicação Interna - T.I e Operação
- Processo de update
Preparação - Abertura de chamado para Redix, Solus e T.I. Infra
Até 7 dias antes da data agendada para a atualização em ambiente de produção, abra O.S para a Solus (https://novo.solus.inf.br/) e a Redix (https://www.redix.com.br/?page_id=45777) solicitando apoio durante a operação. Solicite também aos administradores de rede - Pádua Mendonça e Marcelino Pompeu - apoio no processo. Eles serão responsáveis por replicar os novos executáveis para todos os servidores.
Homologação
Antes de seguir com o processo de atualização em produção, é necessário que as áreas de negócio façam homologação.
* A planilha abaixo tem as atividades que são executadas atualmente no processo de homologação
> https://docs.google.com/spreadsheets/d/1sTtLm4EYcSuVQf5RhPAJJoibRg96c79tmArNNR9OQ5A/edit?usp=sharing
* Atenção para a newsletter Solus | Analisar possíveis pontos de atenção
> https://solussaude.atlassian.net/wiki/spaces/CLIEN/pages/8685813/Newsletter
Comunicação Interna - T.I e Operação
Antes de iniciar a atualização nos ambientes de teste e homologação, é importante comunicar nos grupos internos de T.I. que será dado inicio ao processo. Antes de a atualização ser realizada em produção, será veiculado, nos grupos da operação, comunicado informando sobre parada técnica do Solus e sistemas que dele dependem - aplicativo do beneficiário, PEP, Clínicas, LIVnow e Portais.
Processo de update
Observação: Antes de executar este processo em ambiente de produção é preciso homologar com as áreas de negócio as atualizações utilizando o ambiente de homologação. Veja a sessão Processo de homologação.
1 - Dentro da pasta onde estão os executáveis do Solus executar como administrador o módulo Adm:
2 - A tela de login irá abrir. O operador que realizará o processo deverá logar com seu usuário e senha e selecionar a base que será atualizada:
3 - Selecione a opção Solus Update
4 - Se for aplicação somente de "Versão/Revisão/Liberação", selecionar a opção "Atualização da versão atual". Selecionar também a base na qual será executada.
5 - Nesse ponto, solicite ao DBA da Redix que estará acompanhando o processo para parar todos os jobs e fechar todas as sessões abertas no banco de dados. Ele também irá verificar se ocorrem locks durante o processo. Solicite ao administrador de redes da Infraestrutura para parar o serviço de integração entre Solus e Banco do Brasil (ver artigo https://ws.icc.org.br/bookstack/books/api-solus-para-emissao-de-boletos-no-banco-do-brasil/page/habilitando-servicos-de-integracao-solus-e-banco-do-brasil).
6 - Finalize todas as sessões abertas e ative o modo de manutenção:
7 - Após o fim do processo de aplicação de scripts e geração de executáveis, será preciso validar os objetos não compilados no banco de dados. Abra os objetos inválidos em uma ferramenta de desenvolvimento PLSQL e tente compilar os objetos. Para validar os objetos da própria Solus, abra uma O.S. através do portal solicitando apoio na correção.
Após validar os objetos, clique em Aplicar:
8 - Copie os executáveis gerados para o diretório 192.168.33.11 e comunique ao administrador de rede (Pádua Mendonça ou Marcelino Pompeu) que estará dando apoio durante o processo. Ele será responsável por replicar os executáveis para todos os servidores.