Skip to main content

Nota Fiscal de Devolução


Esta página tem como objetivo orientar os usuários sobre o processo de calcular uma Nota Fiscal de Devolução por meio do Solus, detalhando as opções disponíveis no módulo Estoque.

Segue o passo a passo para as duas formas de devolução, facilitando o correto lançamento e controle financeiro dessas operações:

  • Recebimento através de C/C
  • Crédito para abatimento

  • Acesse o módulo Estoque no sistema;

  • Em seguida, clique no menu Compras;

  • Selecione a opção Devolução de produtos, conforme demonstrado na imagem abaixo:

image-1749748812841.png

Forma de Devolução: Recebimento através de C/C

A primeira forma de devolução que será apresentada é a opção Recebimento através de C/C. Ao utilizar essa opção, o sistema irá gerar um documento a receber, que será baixado automaticamente no momento em que o valor for efetivamente recebido.

Na tela Devolução de produtos, preencha os seguintes campos:

  • Setor do produto
  • Forma de crédito

Esses dados são essenciais para que o sistema registre corretamente o valor a receber na planilha de Contas a Receber, conforme a imagem abaixo:


Forma de Devolução: Crédito para Abatimento

Na opção Crédito para abatimento, o sistema gera um documento de crédito que poderá ser vinculado futuramente no lançamento de uma nova nota fiscal do mesmo fornecedor.
Esse crédito será utilizado para abater o valor a pagar, fazendo com que a nova nota fiscal de entrada traga apenas o valor da diferença.

Na tela Devolução de produtos, preencha os seguintes campos:

  • Setor do produto
  • Forma de crédito

Após finalizar a devolução, será gerado um crédito na planilha de Contas a Pagar, com o tipo de documento: Adiantamento. Esse adiantamento ficará disponível para ser vinculado a uma nota fiscal futura do mesmo fornecedor.

Ao realizar a entrada de uma nova nota fiscal de produto para o mesmo fornecedor que possui um adiantamento (gerado pela devolução anterior), o sistema exibirá automaticamente uma mensagem de adiantamento pendente. Nessa etapa, será possível vincular o crédito disponível para abater o valor total a pagar.

Importante: o valor do adiantamento só poderá ser vinculado se for menor do que o valor da nota fiscal lançada.

Clique na opção Adiantamento/Crédito Fornecedor na tela de entrada da nota fiscal o sistema irá exibir todos os lançamentos disponíveis como crédito para aquele fornecedor. Selecione o crédito desejado para vinculá-lo à nota e realizar o abatimento automático do valor.

É possível verificar o abatimento no lançamento da nova nota fiscal de entrada e na planilha de contas a pagar vai ser gerado o documento com o valor restante para pagamento ao fornecedor.

No relatório Kardex é possível verificar a saída do produto pela devolução:

Baseado em manual disponibilizado pelo time da Solus, em atendimento ao chamado 540548.